Controladoria confirma suspensão de direitos políticos de opositor de Maduro

  • Por Agencia EFE
  • 07/07/2015 02h08

Caracas, 6 jul (EFE).- A Controladoria Geral da Venezuela confirmou nesta segunda-feira (data local) a suspensão por 12 meses dos direitos políticos do ex-prefeito de San Cristóbal, Daniel Ceballos, preso a mais de um ano, uma decisão que o impede de ser candidato nas próximas eleições legislativas.

Ceballos foi proibido de exercer cargos públicos por 12 meses, segundo uma resolução publicada no Diário Oficial do país pelo órgão, que negou o recurso apresentado pelo opositor do presidente Nicolás Maduro.

No dia 24 de junho, a Mesa da Unidade Democrática (MUD), a aliança de oposição da Venezuela, informou que a população poderia votar, nas próximas eleições legislativas, nos “presos políticos”, ex-representantes estudantis organizadores dos protestos de 2014 ou exilados.

Ceballos seria um desses candidatos, mas a possibilidade foi frustrada com a decisão.

O ex-prefeito de San Cristóban está preso desde março do ano passado acusado de envolvimento nos atos de violência durante os protestos antigovernamentais de 2014, que deixaram 43 mortos.

Ceballos foi condenado a um ano de prisão por desacato a uma medida cautelar do Supremo Tribunal do país, mas, após cumprir essa pena, foi mantido na cadeia por “seguir em rebelião e ser membro de uma quadrilha”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.