Coreia do Norte denuncia na ONU exercícios militares de EUA e Coreia do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 01/08/2014 20h03

Nações Unidas, 1 ago (EFE).- A Coreia do Norte voltou a denunciar na sede da ONU os exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul e alegou que o Conselho de Segurança deve reunir-se urgentemente para analisá-los.

Em entrevista coletiva, o embaixador adjunto da Coreia do Norte, Ri Tong Il, alertou que EUA e a Coreia do Sul devem deter essas práticas e defendeu o disparo de foguetes por parte de seu país em resposta.

“O atual lançamento de mísseis táticos (…) é natural, mais que justificado, porque é uma resposta à grave situação criada pelos exercícios militares em grande escala”, opinou o diplomata coreano.

Segundo Ri Tong Il, Estados Unidos e Coreia do Sul estão pondo em perigo a paz, e o Conselho de Segurança da ONU deveria responder.

Por isso, disse que seu governo enviou uma carta ao Conselho para que ponha o assunto em sua agenda de forma urgente.

Na carta, a Coreia do Norte se queixa também da “parcialidade” do principal órgão de decisão das Nações Unidas por ter condenado o lançamento de mísseis por parte da Coreia do Norte e não pronunciar-se sobre os exercícios militares americanos.

“Se o Conselho de Segurança leva a sério a paz e segurança da península coreana, deveria discutir o assunto”, declarou o embaixador, acrescentando que se o pedido for rejeitado – como parece provável – o órgão terá perdido “seus princípios, sua imparcialidade e sua responsabilidade”.

Segundo Ri Tong Il, enquanto continuarem os “perigosos exercícios militares”, qualquer “faísca” poderia provocar uma guerra, da qual toda a responsabilidade seria dos EUA e do Conselho de Segurança por respaldar sua política. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.