Coreia do Norte envia nova proposta para participar dos Jogos Asiáticos

  • Por Agencia EFE
  • 22/08/2014 02h22

Seul, 22 ago (EFE).- A Coreia do Norte ofereceu nesta sexta-feira enviar uma delegação de 273 pessoas aos Jogos Asiáticos, na cidade sul-coreana de Incheon, número menor do que o proposto inicialmente, no primeiro contato entre as Coreias em um mês.

O Comitê Olímpico da Coreia do Norte enviou uma mensagem a Seul no qual propôs enviar uma delegação de 273 membros, entre eles 150 atletas, aos Jogos Asiáticos de Incheon, que acontecerão de 19 setembro a 4 outubro, informou uma porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano.

Além disso, colocou debater as questões de caráter prático mediante uma troca de correspondência, segundo a Unificação.

O governo sul-coreano “aceitou a proposta e tomará as medidas necessárias” para avançar em outros detalhes e garantir a participação norte-coreana no maior evento esportivo do continente, apontou a porta-voz.

A nova aproximação aconteceu mais de um mês depois de a Coreia do Norte ter anunciado a ruptura nas negociações bilaterais sobre sua participação nos Jogos.

Pyongyang acusou Seul de adotar uma atitude “irracional” por, entre outras coisas, exigir do vizinho comunista não utilizar a bandeira nacional de grande tamanho dentro e fora dos estádios, e pedir que cobrisse suas próprias despesas durante o evento esportivo.

Antes disso a Coreia do Norte tinha anunciado que sua delegação seria formada por 350 atletas e o mesmo número de animadoras, número consideravelmente maior do que a proposta de hoje.

Os Jogos Asiáticos de 2014 serão os terceiros na Coreia do Sul, que já organizou as edições de 1986 em Seul e 2002 na cidade de Busan.

A Coreia do Norte não participou de 1986, mas em 2002, quando as relações bilaterais passavam por uma etapa de distensão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.