Coreia do Norte faz novo lançamento de míssil, diz exército sul-coreano

  • Por EFE
  • 28/05/2017 19h50
Agência EFE Tentativa de lançamento de míssil na Coreia do Norte

A Coreia do Norte realizou neste domingo (28) um novo lançamento de um míssil balístico a partir do litoral leste, informou o Exército sul-coreano.

O lançamento foi feito às 5h39 (horário local, 17h39 de domingo em Brasília) da cidade de Wonsan, no sudeste do país, informou o Estado Maior Conjunto de Seul (JCS), que acredita que se trate de um míssil do tipo Scud. O projétil percorreu 450 quilômetros na direção leste, segundo Seul, que está analisando mais informação junto a Washington.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional, que começou às 7h30 (horário local, 19h30 de domingo em Brasília), para tratar do último ato do regime vizinho, segundo a agência local “Yonhap”.

Este é o nono teste do tipo neste ano e o terceiro desde que Moon chegou à presidência da Coreia do Sul. O mais recente tinha acontecido no dia 21. O regime liderado por Kim Jong-un assegurou à época ter testado um novo tipo de projétil, o Pukguksong-2, com o qual Seul considera que obteve dados valiosos de rendimento para o seu programa armamentista.

Apenas uma semana antes, em 15 de maio, Pyongyang lançou o Hwasong 12, outro novo projétil de médio alcance, mostrando importantes avanços com relação ao desenvolvimento um míssil intercontinental com chance de alcançar território americano.

Os insistentes ensaios armamentistas de Pyongyang levaram a um aumento da tensão na região e a piora da relação com a Administração do presidente Donald Trump em Washington, que chegou a insinuar que estuda possíveis ataques preventivos.

Os especialistas consideram que com estes últimos testes o regime de Kim estaria pondo a prova o novo governo sul-coreano do presidente Moon, que chegou ao poder no início do mês com a promessa de melhorar os laços com o Norte mantendo, ao mesmo tempo, o mecanismo de sanções que pesam sobre o país vizinho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.