Coreias cancelam comemoração conjunta por 15° aniversário da cúpula de 2000

  • Por Agencia EFE
  • 02/06/2015 08h04

Seul, 2 jun (EFE).- Uma organização civil da Coreia do Sul anunciou nesta terça-feira que a Coreia do Norte cancelou os planos para celebrar conjuntamente o 15° aniversário da histórica cúpula entre os líderes de ambos países, o que reflete o difícil momento que atravessam as relações bilaterais.

O Comitê Preparatório do Aniversário da Cúpula de 15 de Junho assegurou em um breve comunicado divulgado aos meios de comunicação em Seul que a Coreia do Norte decidiu não tomar parte no evento e afirmou que “seria melhor” realizar celebrações separadamente.

A organização sul-coreana prometeu seguir realizando esforços para fazer mudar de opinião de seus interlocutores do país vizinho.

Organizações civis da Coreia do Sul e representantes da Coreia do Norte anunciaram em 8 de maio em comunicado conjunto que realizaram neste verão eventos de comemoração pelo aniversário da cúpula de 2000 e pelos 70 anos de independência do país.

Em 15 de junho de 2000, foi realizada a primeira cúpula entre líderes do Norte e Sul, Kim Jong-il e Kim Dae-jung, respectivamente, enquanto em 15 de agosto de 1945 foi o dia em que a Coreia ficou oficialmente liberada da colonização do Império Japonês.

Quanto à segunda efeméride, por enquanto se desconhece se haverpa uma celebração como estava planejado.

O cancelamento do evento comemorativo surpreendeu, já que tanto o governo da Coreia do Norte como o do Sul tinham mostrado nos passados meses posturas favoráveis a este ato.

Em todo caso, as relações bilaterais estiveram marcadas desde fevereiro por uma forte tensão, com frequentes manobras militares e trocas de ameaças entre Norte e Sul.

As duas Coreias permanecem tecnicamente em guerra desde que o conflito ocorrido entre 1950 e 1953 terminou com um armistício ao invés de um tratado de paz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.