Corpos de 60 soldados sírios são encontrados em cidade tomada por radicais

  • Por Agencia EFE
  • 25/04/2015 08h12

Cairo, 25 abr (EFE).- Pelo menos 60 corpos de soldados e milicianos leais ao regime do presidente Bashar al Assad foram encontrados neste sábado na cidade de Jisr al Shughour, na província de Idlib, no norte do país, amplamente controlada pela Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, após vários confrontos no local.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou que os combates continuam na região onde os corpos foram localizados. Após a ofensiva, outros membros do Exército e das milícias pró-governo fugiram para Yurin, controlada pelo Exército, em Sahl al Gab, na província de Hama, no centro da Síria.

No último dia 28 de março, a cidade de Idlib, na província de mesmo nome, foi tomada pela Frente al Nusra e outras facções islamitas, transformando-se na segunda capital provincial do país cujo o controle escapa totalmente das mãos do regime.

A filial síria da Al Qaeda, em parceria com o Movimento Islâmico dos Livres de Sham e do grupo radical Jund al Aqsa, assumiu o domínio total de Idlib após quatro dias de ofensivas contra as forças governamentais.

Grande parte da província de Idlib esta nas mãos da Frente al Nusra, que em novembro expulsou o Exército Livre Sírio (ELS) após uma série de conflitos contra os milicianos.

Após a tomada de Jisr al Shughour pelos radicais, o regime só mantém sob seu controle o caminho que liga a cidade ao quartel de Mastuma, no sudeste do município.

A Síria é há quatro anos palco de um conflito que já causou 220 mortes, de acordo com levantamento da ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.