Costa Concordia começará a flutuar nesta segunda-feira

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2014 23h59

Roma, 14 jul (EFE).- O Costa Concordia, cruzeiro que sofreu um acidente em 2012 em frente à ilha italiana do Giglio, voltará a flutuar nesta segunda-feira, se as condições meteorológicas o permitirem, para realizar posteriormente seu reboque até Gênova, onde será definitivamente desmantelado.

Esta decisão das autoridades envolvidas nas operações da embarcação fio divulgada no sábado em comunicado emitido pela Defesa Civil, após uma reunião realizada em sua sede de Roma.

As operações de flutuação durarão entre seis e sete dias e vão representar a penúltima etapa de um projeto faraônico destinado a desencalhar, endireitar, fazer flutuar e desmantelar a embarcação, cujo naufrágio provocou a morte de 32 das 4.229 pessoas que viajavam a bordo e cujos destroços permanecem ainda em frente ao litoral da ilha toscana.

Segundo um comunicado da companhia Costa Cruzeiros, o fim da operação e a data de partida da embarcação rumo a Gênova será no próximo dia 21 de julho, dependendo do desenvolvimento dos trabalhos.

As operações começarão às 6h (horário local, 1h em Brasília) desta segunda-feira, e a primeira fase prevê que a embarcação se desprenda das plataformas artificiais submarinas nas quais permanece apoiada para flutuar dois metros mais acima da linha de água, acrescentou a nota.

Posteriormente será transferida 30 metros mar adentro em direção leste com ajuda dos rebocadores, após o que será ocupada para que os técnicos possam completar algumas operações, como a de estiramento de alguns cabos e correntes para sua mudança em definitivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.