Criminosos que participaram de assalto no Paraguai são brasileiros, diz ministro

  • Por Tiago Muniz/Jovem Pan
  • 24/04/2017 10h48
Reprodução/Twittter/UltimaHoracom Assalto

O ministro do interior do Paraguai diz que os bandidos que participaram de mega-assalto a transportadora de valores na Cidade do Leste eram brasileiros. Lorenzo Lezcano deu a declaração na manhã desta segunda-feira (24) em entrevista à rádio ABC Cardinal.

Um grupo de pelo menos 40 pessoas tomou de assalto a segunda maior cidade do país vizinho nesta madrugada. A ação dos bandidos durou quatro horas e houve pelo menos oito detonações de dinamite dentro da base da transportadora de valores Prosegur.

Segundo jornais paraguaios, a quadrilha levou 40 milhões de dólares dos cofres do estabelecimento. Ainda acordo com a imprensa local, pelo menos 15 veículos foram incendiados, incluindo um caminhão de grande porte na estrada de ligação com o Brasil.

Um policial foi morto e quatro pessoas ficaram feridas durante a ação. Os estrondos foram ouvidos por toda a noite nas ruas na Cidade do Leste. Muita gente registrou os ruídos dos confrontos em vídeos distribuídos nas redes sociais.

O ministro do interior do Paraguai, Lorenzo Lezcano, disse à rádio ABC Cardinal que os bandidos eram brasileiros e utilizaram fuzis e granadas. “São de nacionalidade brasileira e atuaram num grupo de 40 a 50 pessoas, com armas de grosso calibre. Foi uma operação bem planejada”, afirmou.

O ministro falou ainda que as autoridades locais já tinham uma pista de que um ataque poderia acontecer, mas não sabiam a data, local ou a intensidade da ação.

A promotora de justiça Denise Duarte, que esteve no local dos fatos, disse à rádio ABC Cardinal que os criminosos falavam português. “Vizinhos do local ouviram que os bandidos falavam português e estavam encapuzados, vestidos como paramilitares”, falou.

Além do incêndio de carros, os bandidos utilizaram outra tática comum em assaltos do gênero no Brasil: A colocação na pista de diversos espinhos de metal, os chamados “miguelitos”, para furar os pneus de veículos que tentassem se aproximar.

O Ministério da Educação do Paraguai suspendeu as aulas na Cidade do Leste e na vizinha Hernandarias em razão do ataque. O governo federal do país vizinho autorizou o uso das forças armadas em auxílio ao policiamento nesta segunda-feira nas áreas atingidas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.