Cuba e Argélia ampliam parcerias médica e farmacêutica

  • Por Agencia EFE
  • 03/05/2015 18h53

Argel, 3 mai (EFE).- Cuba e Argélia fecharam neste domingo um acordo para ampliar a cooperação nos setores de medicina e da indústria farmacêutica, em particular na biotecnologia, anunciou o vice-ministro cubano de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Antonio Carricarte.

Em declarações divulgadas pela agência oficial de notícias local “APS”, Carricarte admitiu que “a troca comercial no âmbito farmacêutico não alcançou o nível desejado, por isso devemos impulsioná-la nos próximos anos”.

A cooperação argelino-cubana “abrange vários aspectos no âmbito da saúde, entre eles a cirurgia ocular, a oncologia e a saúde materno-infantil”, acrescentou o vice-ministro antes de anunciar que seu país participará do Salão Internacional de farmácia e parafarmacia que acontecerá este mês em Argel.

A parceria argelino-cubana no terreno da saúde se centra principalmente na área materno-infantil, com médicos cubanos trabalhando em várias províncias do interior e do sul da Argélia.

900 profissionais cubanos, entre técnicos e médicos, trabalham na Argélia graças às estreitas relações entre os dois países desde a independência da Argélia em 1962, ano em que começaram chegar as primeiras equipes caribenhas ao país mediterrâneo.

Carricarte faz parte da delegação cubana que acompanha o presidente, Raúl Castro, que iniciou hoje sua terceira visita oficial à Argélia para promover as relações políticas e comerciais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.