Cúpula da Otan será realizada entre 8 e 9 de julho de 2016 em Varsóvia

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2015 14h06

Bruxelas, 22 mai (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou nesta sexta-feira que a próxima cúpula de líderes da Aliança Atlântica será realizada nos dias 8 e 9 de julho de 2016 em Varsóvia.

A cúpula vai acontecer em um “momento crucial” para a Aliança, após a movimentação “das placas tectônicas da segurança euro-atlântica” tanto no leste como no sul das fronteiras dos aliados, indicou a Otan em comunicado.

“Já estamos implementando o maior reforço de nossa defesa coletiva desde o fim da Guerra Fria. Em Varsóvia, traçaremos o curso para a adaptação da Aliança ao novo entorno de segurança, de modo que a Otan permaneça preparada para defender a todos os aliados contra qualquer ameaça procedente de qualquer direção”, disse Stoltenberg.

Na cúpula de líderes da Otan seguirá sendo construída sobre o “valioso trabalho de nossas nações e organizações parceiras para manter nossa vizinhança estável”, recalcou.

Os chefes de Estado e do governo dos 28 países que integram a Aliança também sublinharão na capital polonesa seu compromisso a longo prazo com o Afeganistão através da Aliança Duradoura e reforçarão mais os laços entre Europa e América do Norte.

A Polônia, que receberá a cúpula Aliança Atlântica dentro de um ano, foi um “fervente aliado” desde que se uniu à Otan em 1999 como parte da “ampliação histórica que permitiu curar as divisões na Europa”, disse Stoltenberg. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.