Curdos recuperam controle total de Kobani, segundo ativistas

  • Por Agencia EFE
  • 26/01/2015 13h29

Beirute, 26 jan (EFE).- As forças curdas recuperaram nesta segunda-feira o controle total do enclave curdo sírio de Kobani, na fronteira com a Turquia, após expulsarem os jihadistas do grupo radical Estado Islâmico (EI), informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A organização afirmou que as Unidades de Proteção do Povo -milícias curdo sírias- expulsaram os extremistas da cidade, localizada na província síria de Aleppo, após 112 dias de combates contra a organização radical.

Apesar do avanço de suas forças, o presidente da administração autônoma curda de Kobani, Anwar Muslem, se mostrou cauteloso em declarações telefônicas à Agência Efe.

“Apesar de se pode dizer que Kobani está sob o controle total das Unidades de Proteção do Povo, ainda há combates em algumas ruas do bairro de Kani Kordane e Meqtel, por isso que acho não faremos o anúncio oficial da libertação de Kobani até esta tarde ou amanhã, quando não restar nenhum jihadista”, expressou.

De fato, em seu site, as Unidades de Proteção do Povo, que sempre dão conta de cada um de suas conquistas, não proclamaram ainda a expulsão total dos radicais da população.

O EI iniciou em 16 de setembro uma ofensiva contra Kobani para tomar seu controle.

Durante as primeiras semanas, seu avanço foi rápido e chegaram a dominar mais da metade da superfície da população, mas este progresso foi enfreado com a chegada de reforços “peshmergas”, forças do Curdistão do Iraque, que acudiram em ajuda das milícias curdas sírias.

Kobani é um dos principais enclaves curdos da Síria, junto a Afrin, em Aleppo, e Al Jazeera, em Al Hasaka. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.