Defensor público da Venezuela afirma que presos em greve de fome estão bem

  • Por Agencia EFE
  • 27/05/2015 18h15

Caracas, 27 mai (EFE).- O defensor público da Venezuela, Tareq William Saab, disse nesta quarta-feira que seu escritório confirmou que os políticos presos em greve de fome desde o fim de semana passado, Leopoldo López e Daniel Ceballos, estão bem de saúde e assegurou que um grupo de médicos os examina diariamente.

“Acabo de confirmar com as autoridades do presídio que foi examinado por médicos, equipes médicas, e se encontra felizmente em um ótimo estado de saúde”, disse Saab aos jornalistas em referência à situação de Ceballos, que iniciou a greve de fome na sexta-feira passada, de acordo com a informação oferecida por seus parentes.

Sobre López, que deixou de consumir alimentos no domingo, Saab afirmou que foi submetido a “uma revisão completa” hoje “e felizmente, apesar de estar ingerindo apenas líquidos, seu estado de saúde é ótimo”.

Segundo o defensor público, López, líder do partido Vontade Popular, é avaliado por médicos “duas vezes por dia”.

Ceballos e López decidiram iniciar uma greve de fome para exigir do Estado a libertação dos “presos políticos”, o fim da repressão e da censura e a fixação de data para as eleições parlamentares.

López está preso desde 18 de fevereiro de 2014 acusado de instigação pública, formação de quadrilha, danos à propriedade e incêndio, em fatos ocorridos apos uma passeata antigovernamental em Caracas que aconteceu uma semana antes de sua detenção.

Ceballos, por sua parte, foi detido em março de 2014 e condenado a um ano de prisão por desacato a uma medida cautelar da Corte Suprema, mas, após cumprir essa pena, o máximo tribunal informou que continuaria preso “pela causa judicial que segue por rebelião e formação de quadrilha”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.