Deputado do PSOE reúne-se em São Paulo com a comunidade espanhola

  • Por Agencia EFE
  • 22/11/2014 16h10

São Paulo, 22 nov (EFE).- O deputado Roberto Jiménez, do Partido Social Operário Espanhol (PSOE) e que faz uma visita à América do Sul, se reuniu neste sábado em São Paulo com representantes da comunidade espanhola local, com quem debateu temas como a participação política e a nacionalidade para descendentes.

“O que queremos é nos aproximar da coletividade espanhola no Brasil. No Brasil está o maior grupo” de imigrantes e descendentes, declarou Jiménez em entrevista à Agência Efe após um encontro com o cônsul da Espanha em São Paulo, Ricardo Martínez.

Com uma agenda sobre assuntos relativos a nacionalidade, o voto no exterior e benefícios governamentais para os expatriados, Jiménez recebeu na sexta-feira pedidos da coletividade espanhola e hoje foi ao porto de Santos para outro encontro com cidadãos espanhóis residentes em cidades do litoral paulista.

“O Brasil é uma terra de oportunidade para os espanhóis, uma terra muito querida e respeitada pela Espanha”, comentou Jiménez.

“O PSOE quer modificar as leis da eleição, para que os espanhóis que vivem no exterior possam escolher seus políticos, embora na Espanha não tenha havido respostas positivas a essa mudança de lei”, afirmou o político do principal partido de oposição ao governo de Mariano Rajoy.

“Parece que os espanhóis que vivem fora da Espanha são cidadãos de segunda classe, e queremos mudar isso porque acreditamos que é uma questão de justiça. Eles são espanhóis por direito”, frisou.

Outro dos pontos expostos no Brasil pelo deputado de 41 anos, natural de Navarra e secretário de Emigração do PSOE, é que “a nacionalidade seja herdada também da mulher”.

Na maior cidade brasileira, Jiménez foi recebido também pelo presidente do Conselho de Residentes Espanhóis em São Paulo, Arturo Chao Maceiras.

Em Santos, ele se encontrará com a Direção do Centro Espanhol, antes de sua reunião com os representantes da comunidade espanhola que vivem no litoral paulista.

O político chegou ao Brasil após realizar atividades similares na Argentina e hoje mesmo viajará ao Uruguai para terminar sua passagem pela América do Sul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.