Desabamento em mina de carvão mata 5 pessoas na China

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2014 07h03

Pequim, 23 ago (EFE).- Cinco pessoas morreram após um desabamento da mina onde trabalhavam, situada no município de Chongqing (sudoeste do país), segundo confirmou neste sábado a agência oficial “Xinhua”.

O fato ocorreu quando, por causas até agora desconhecidas, o teto de parte do poço onde os mineradores trabalhavam cedeu e os sepultou.

Os corpos dos cinco homens foram resgatados horas depois, informou a “Xinhua”.

A mina, de propriedade privada, contava com licença para operar e produz 150 mil toneladas de carvão por ano.

Calcula-se que a cada ano mais de 3.000 trabalhadores morrem nas minas chinesas, especialmente nas dedicadas à extração de carvão, a principal fonte de energia da segunda maior economia mundial.

A falta de medidas de segurança em alguns poços e a sobre-exploração são em algumas ocasiões fatores-chave destes acidentes, que o governo chinês tenta reduzir ano após ano com o fechamento das instalações mais perigosas e a introdução de maiores medidas de prevenção.

Um dos piores acidentes em minas na China aconteceu em abril de 2013, quando um deslizamento de terras que deslocou até dois milhões de metros cúbicos de escombros matou 83 pessoas em uma região mineradora da região do Tibete. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.