Deslizamentos de terra deixam centenas de desabrigados na Malásia

  • Por Agencia EFE
  • 16/06/2015 00h03

Bangcoc, 16 jun (EFE).- Centenas de pessoas foram evacuadas na Malásia devido aos deslizamentos de terra provocados pelas intensas chuvas na base do monte Kinabalu, no leste do país, sacudido por vários terremotos nos últimos dias, informou nesta terça-feira a imprensa local.

A água arrastou toneladas de barro, pedras e rochas que afetaram as localidades de Mesilau, na encosta leste, e Kiau, no oeste, onde várias estradas foram bloqueadas e diversas pontes danificadas, segundo o jornal “The Star”.

A Polícia e os bombeiros isolaram a região e impedem o acesso a estas duas povoações, incluindo zonas residenciais para turistas e instalações do parque natural do Kinabalu, enquanto retiram os moradores.

A região foi sacudida no dia 5 de junho por um terremoto de 6 graus na escala aberta de Richter que causou a morte de 18 excursionistas e guias no Kinabalu, um destino turístico na ilha de Bornéu.

Desde então houve cerca de 60 réplicas, entre elas uma de 5,2 graus no sábado passado.

O monte Kinabalu, de 4.095 metros, é o cume mais alto de Bornéu e domina o parque natural de mesmo nome, considerado Centro de Diversidade Botânica do Ásia Sudeste pela Unesco. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.