Dilma continua na frente de Aécio em nova pesquisa do Datafolha

  • Por Agencia EFE
  • 22/10/2014 11h18

Rio de Janeiro, 22 out (EFE).- A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, aparece três pontos percentuais acima do adversário Aécio Neves (PSDB) em uma nova pesquisa de intenções de voto para o segundo turno divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Datafolha.

De acordo com a pesquisa, a candidata petista tem 47% das intenções de voto contra 43% do tucano. Apesar da vantagem da governante no levantamento, os dois candidatos continuam tecnicamente empatados a quatro dias das eleições devido à margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A nova pesquisa confirma os resultados das que foram divulgadas na segunda-feira, que mostravam a governante pela primeira vez na frente de Aécio desde o término do primeiro turno das eleições.

Na semana passada, as principais enquetes colocavam Aécio com uma vantagem de dois pontos acima de Dilma, o que também apontava para um empate levando em consideração a margem de erro.

No novo estudo, que consultou 4.355 eleitores na terça-feira, Dilma cresceu um ponto percentual em relação à pesquisa divulgada na segunda-feira pelo mesmo instituto, na qual aparecia com 46% de favoritismo.

As intenções de voto para o senador tucano se manteve inalterada em 43% entre a pesquisa divulgada na segunda-feira e a desta quarta-feira.

Segundo o Datafolha, 6% dos entrevistados pretendem votar em branco ou anular e 4% ainda estão indecisos.

Considerando os votos válidos, ou seja, sem levar em conta os brancos e nulos, como é feito na apuração oficial, Dilma teria 52% dos votos e Aécio 48%, as mesmas porcentagens apresentadas na pesquisa de segunda-feira, que também indicavam empate técnico.

De acordo com os técnicos do Datafolha, a reação da candidata petista nas pesquisas pode ser explicada pelo menor pessimismo dos brasileiros a respeito da economia. Cerca de 50% dos entrevistados considerava em setembro que a inflação subiria e essa porcentagem caiu para 31% em outubro.

A subida de Dilma nas pesquisas também foi favorecida por um maior apoio entre as eleitoras. A porcentagem de mulheres dispostas a votar na governante cresceu de 42%, em 9 de outubro, para 47% no levantamento realizado na terça-feira.

No primeiro turno das eleições, Dilma Rousseff recebeu 41,5% dos votos contra 33,5% de Aécio Neves. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.