Dilma nomeia Joaquim Levy para Ministério da Fazenda

  • Por Agencia EFE
  • 27/11/2014 16h49

Brasília, 27 nov (EFE).- A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta quinta-feira o economista Joaquim Levy para o cargo de ministro da Fazenda, e será responsável por conduzir a política econômica do segundo mandato da presidente.

Dilma também nomeou hoje Nelson Barbosa para o ministério do Planejamento, e manteve Alexandre Tombini a frente do Banco Central, anunciou o ministro de Comunicação Social, Thomas Traumann.

Estes foram os três primeiros – e mais esperados – nomes anunciados por Dilma para compor a equipe de seu segundo mandato, que começa oficialmente em 1º de janeiro de 2015.

Os novos ministros assumirão os cargos em janeiro, mas começaram a trabalhar hoje mesmo na transição junto com seus antecessores, o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a do Planejamento, Miriam Belchior.

Dilma agradeceu Mantega pela dedicação e destacou que ele foi o ministro mais longevo da redemocratização, por ter passado 12 anos consecutivos no cargo.

“Em seus 12 anos de governo, Mantega teve um papel fundamental no enfrentamento da crise econômica internacional, priorizando a geração de empregos e a melhoria da renda da população”, afirmou Dilma em comunicado.

O novo titular da Fazenda, Joaquim Levy, de 53 anos, foi secretário do Tesouro no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2007) e é atualmente diretor da divisão de gestão de fundos do Bradesco.

Levy também ocupou diversos cargos no Fundo Monetário Internacional (FMI) e em 2006 foi vice-presidente de Finanças e Administração do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Já Barbosa foi secretário executivo da Fazenda entre 2011 e 2013 e agora assume a pasta do Planejamento, responsável por elaborar os pressupostos gerais e também executar os projetos públicos do governo.

Tombini, funcionário de carreira que assumiu a presidência do Banco Central no início do primeiro mandato de Dilma, em 2011, permanecerá no cargo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.