Dilma planeja visitar Japão em dezembro deste ano, afirma agência “Kyodo”

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2015 01h00

Tóquio, 29 jul (EFE).- A presidente Dilma Rousseff deve visitar o Japão em dezembro, afirmou nesta quarta-feira a agência de notícias “Kyodo”, citando fontes diplomáticas do país asiático.

Fontes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil consultadas pela Agência Efe, porém, não confirmaram oficialmente a viagem da presidente ao Japão.

A visita deve ocorrer nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo a “Kyodo”. Na agenda, está um encontro de Dilma com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, para tratar temas como reformas do Conselho de Segurança da ONU e o atual embargo à importação da carne bovina brasileira.

Com o encontro, ambos os líderes tratarão também de estreitar a parceria entre os dois países no período prévio à realização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e de 2020, em Tóquio, indicou a “Kyodo”.

A presidente Dilma também planeja visitar o Vietnã após a passagem pelo Japão em dezembro, acrescentou a agência de notícias.

Neste ano, Japão e Brasil completam 120 anos de relações bilaterais. Por esse motivo, o príncipe Akishino – irmão do príncipe herdeiro Naruhito – e sua esposa, a princesa Kiko, visitarão o país por duas semanas e também têm uma reunião marcada com a presidente.

Dilma cancelou sua última viagem ao Japão, programada para junho de 2013, devido aos grandes protestos realizados no país contra a alta dos preços do transporte público e críticas às elevadas despesas para organizar a Copa do Mundo de 2014. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.