Diretor da CIA diz que ficou ofendido após Trump comparar agência ao nazismo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 15/01/2017 15h58
JL02 WASHINGTON (ESTADOS UNIDOS), 10/01/2017.- El director de la CIA, John Brennan, se prepara para testificar ante el Senado del Comité de Inteligencia sobre "actividades de inteligencia rusa" en el edificio Dirksen del Senado en Washington, Estados Unidos, hoy, 10 de enero de 2017. En varios tweets, el electo presidente Donald Trump, ha sugerido que los ciberataques rusos no influyeron en las elecciones presidenciales. EFE/Jim Lo Scalzo EFE/Jim Lo Scalzo Diretor da CIA John Brennan comparece à comissão de inteligência do Senado

O diretor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, John Brennan, afirmou hoje que ficou profundamente ofendido com comentário feito pelo presidente eleito do país, Donald Trump, que comparou o comportamento da agência à Alemanha nazista.

A comparação de Trump foi feita inicialmente no Twitter e depois na coletiva de imprensa na quarta-feira, em uma tentativa de expressar a sua indignação com as acusações feitas na imprensa de que agentes russos teriam materiais comprometedores sobre Trump. As reportagens vieram à tona após oficiais da agência de inteligência terem alertado Trump e o presidente Barack Obama sobre as acusações.

No Twitter, Trump afirmou que as agências de inteligência nunca deveriam ter permitido que “esta falsa notícia escapasse para o público”. “Um último tiro em mim. Estamos vivendo na Alemanha nazista?”, conclui.

“O que eu acho ultrajante é comparar o pessoal da inteligência com a Alemanha nazista”, disse Brennan, em entrevista ao programa Fox News Sunday. “Eu fico muito envergonhado com isso, e não há nenhuma base para Trump apontar os dedos para a comunidade de inteligência por vazamento de informações que já estavam disponíveis publicamente”.

Brennan, que Obama indicou para liderar a CIA há quatro anos, defendeu a decisão das agências de inteligência de informar Trump sobre as alegações. “Não há interesse em minar o presidente eleito”, disse ele. “É nossa responsabilidade ter certeza de que entendem as ameaças.”

O diretor da CIA também disse que a repetida e pública denúncia de Trump contra a comunidade de inteligência corre o risco de subestimar a segurança nacional. “O mundo está assistindo agora ao que Trump diz e escutando com muito cuidado”, disse ele. “Se ele não tem confiança na comunidade de inteligência, que sinal isso envia aos nossos parceiros e aliados, assim como aos nossos adversários?”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.