Quatro morrem e ao menos 20 ficam feridos em ataques em Londres

  • Por Jovem Pan com EFE
  • 22/03/2017 12h06
EFE Policial cerca parlamento após ataque - EFE

Ao menos quatro pessoas morreram e 20 ficaram feridas na tarde desta quarta-feira (22) em ataques terroristas nas proximidades da Casa dos Comuns, o Parlamento britânico, em Londres. As informações são da polícia britânica.

O incidente, ainda com informações desencontradas, ocorreu depois da sessão semanal de perguntas à primeira-ministra britânica, Theresa May, na Câmara. Além do ataque ao policial, que teria resultado em um tiroteio, pessoas foram vistas feridas na famosa ponte de Westminster. Um carro atropelou vários pedestres que circulavam pela ponte.

Um policial foi esfaqueado na área do Parlamento britânico e o responsável pelo ataque “foi baleado” pelas forças da ordem, disse o líder da Câmara dos Comuns, o deputado conservador David Lidington. A rede BBC informou que o policial não resistiu aos ferimentos e morreu.

Entre os feridos estão adolescentes franceses que visitavam Londres no momento dos ataques.

“O que posso dizer é que houve um incidente grave”, explicou Lidington aos deputados, que ainda estão reunidos no local. As sessões no legislativo britânico estão suspensas nesta quarta.

“Parece que um policial foi esfaqueado e que o suposto criminoso foi baleado pela Polícia. Uma ambulância aérea está atendendo às vítimas. Também temos a informação de que aconteceram mais incidentes violentos perto do Palácio de Westminster”, acrescentou.

Ele disse que não podia dar mais informação até que a Polícia confirme o que aconteceu.

Fontes da residência oficial da Downing Street não disseram se May estava dentro do Palácio quando o incidente aconteceu.

Carro atropela vários pedestres na ponte de Westminster

Ao menos dez pessoas ficaram feridas no incidente da ponte, segundo testemunhas. Várias ambulâncias e paramédicos estão no local para atender as vítimas.

Segundo a imprensa local, um Hyundai cinza atropelou várias pessoas na ponte antes de seguir até o edifício do parlamento. Após jogar o veículo contra as grades que cercam o prédio, o motorista saiu do carro, esfaqueou um policial e, quando tentava atacar outro agente, foi baleado por outros membros das forças de segurança.

Incidente no parlamento britânico é “terrorismo”, diz polícia

O incidente ocorrido nesta quarta-feira nos arredores do Palácio de Westminster, a sede do parlamento do Reino Unido, onde um policial foi apunhalado e várias pessoas ficaram feridas, é “terrorismo”, informou a Scotland Yard.

“Trata-se de um incidente terrorista até que saibamos o contrário”, afirmou a Polícia Metropolitana de Londres (Met).

May não está “envolvida” no incidente do parlamento

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, não está “envolvida” no incidente ocorrido nesta quarta-feira no parlamento, onde um policial foi esfaqueado e o responsável pelo ataque “atingido” pelas forças da ordem, confirmou um porta-voz do governo britânico.

O porta-voz da residência oficial em Downing Street não quis dizer onde a líder conservadora estava no momento do ataque. A ação ocorreu algumas horas depois da sessão semanal de perguntas à primeira-ministra na Câmara dos Comuns.

Votação na Escócia

O parlamento autônomo da Escócia cancelou nesta quarta-feira a sessão na qual decidiria se apoiaria um novo referendo sobre a independência do Reino Unido, após o incidente ocorrido em Westminster e que a Polícia trata como ataque terrorista.

Depois de uma hora de debate, o presidente da Câmara de Holyrood, em Edimburgo, Ken Macintosh, determinou a suspensão da sessão até uma data ainda não determinada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.