Drone dos EUA ataca local onde estava líder da Al Shabab

  • Por Agencia EFE
  • 02/09/2014 06h46

Nairóbi, 2 set (EFE).- Uma operação desenvolvida por drones do Exército dos Estados Unidos na Somália contra a milícia radical islâmica Al Shabab atacou o local onde estava seu líder, Ahmed Godane, informaram nesta terça-feira fontes governamentais à imprensa local.

O ataque aconteceu no final da noite de ontem, segundo o governador de Baixa Shabelle, Abdukadir Nour Sidi, que não pôde confirmar a morte de Godane.

“O drone lançou vários ataques contra o lugar onde dirigentes da Al Shabab e seus seguidores realizavam uma reunião secreta”, assegurou à emissora somali “RBC”.

O ataque aconteceu em uma cidade entre Sablaale e Dhay Tubaako, a cerca de 190 quilômetros ao sul da capital somali, Mogadíscio.

“Chegaram para nós informações que nesse local estavam se reunindo alguns dos líderes da Al Shabab, incluindo Ahmed Godane”, disse o governador.

No entanto, não está claro se o ataque do drone matou Mukhtar Abu Zubeyr, conhecido também como Ahmed Godane e chefe do grupo islamita vinculado à Al Qaeda.

A operação foi confirmada hoje pelo Pentágono, que no entanto não deu detalhes das circunstâncias nem o local do ataque.

Al Shabab, que em fevereiro de 2012 se uniu à rede terrorista Al Qaeda a fim de instaurar um Estado islâmico radical na Somália, foi incluída em março de 2008 na lista de organizações consideradas terroristas pelo governo americano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.