Duplo atentado com carro-bomba no centro de Bagdá mata 8

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2014 16h23

(Atualiza número de vítimas e outros atentados).

Bagdá, 24 jul (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram e outras 34 ficaram feridas nesta quinta na explosão de dois carros-bomba no centro de Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

O duplo atentado aconteceu no bairro popular de Al Karrada, conhecido pela grande quantidade de lojas e pessoas, durante o “iftar”, o fim do jejum durante o Ramadã para os muçulmanos, por isso as ruas estavam mais vazias do que de costume.

Bagdá e outros pontos do Iraque continuam sendo alvo de atentados, e grupos insurgentes mantém a ofensiva em grande parte do país combatendo as forças do governo.

Em Abu Ghraib, 25 quilômetros a oeste de Bagdá, a explosão de uma bomba matou três soldados iraquianos e feriu outros quatro.

Na cidade de Mossul, que teve o controle tomado pelos jihadistas em 10 de junho, o grupo radical Estado Islâmico (EI) a mesquita e o túmulo do profeta Jonas, construídas no século VIII, foram destruídos com explosivos.

Antes de destruir totalmente o templo, combatentes do EI pediram aos moradores vizinhos por alto-falantes que deixassem suas casas.

Os ataques coincidem com a eleição hoje de um novo presidente no Iraque, o curdo Fouad Massoum, um passo significativo na tentativa do parlamento, eleito em abril, de superar a crise política, embora a formação de um novo governo não esteja concluída. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.