EFE BRASIL – 21 ABR 2015

  • Por Agencia EFE
  • 21/04/2015 06h14

Roma.- Autoridades italianas investigam o naufrágio no litoral da Líbia da embarcação que levava entre 700 e 950 pessoas a partir dos testemunhos de 27 sobreviventes que chegaram ao porto de Catânia. (foto)

Berlim.- A Justiça da Alemanha abre o processo contra Oskar Gröning, apelidado o “contador” do campo de extermínio de Auschwitz, acusado de cumplicidade no assassinato de 300 mil presos. (foto).

Nações Unidas.- O Conselho de Segurança da ONU analisa o conflito entre israelenses e palestinos.

Moscou.- O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, apresenta perante o parlamento do país o relatório anual sobre a gestão do governo. (foto).

Washington.- O ministro das Relações Exteriores da Grécia, Nikos Kotziás, viaja em visita oficial aos Estados Unidos.

Nova York.- Nona rodada de negociações entre a União Europeia (UE) e EUA para um acordo de livre-comércio e de investimentos.

Bruxelas.- Os chefes do governo de Sérvia, Aleksandar Vucic, e do Kosovo, Issa Mustafa, se reúnem sob mediação da representante da UE, Federica Mogherini, para continuar o diálogo iniciado há meses com o objetivo de normalizar suas relações diplomáticas.

Bruxelas.- A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, preside o conselho de associação entre a UE e Chile, com presença do chanceler chileno, Heraldo Muñoz.

Havana.- O governador de Nova York, Andrew Cuomo, concede entrevista coletiva em Havana sobre sua visita a Cuba como parte de importante missão empresarial. (foto) (vídeo).

Lisboa.- Encerramento da visita oficial a Portugal do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, que se reunirá com o vice-primeiro-ministro de Portugal, Paulo Portas.

Islamabad.- O presidente da China, Xi Jinping, põe fim a uma visita oficial de dois dias ao Paquistão. (foto).

Santiago do Chile.- A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, inicia uma visita de Estado ao Chile que se prolongará até o próximo dia 23. (foto) (vídeo).

Washington.- O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, o secretário de Estado americano, John Kerry, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outros, participam da Conferência das Américas realizada anualmente pelo Departamento de Estado.

Riad.- Visita da chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, à Arábia Saudita.

Santiago do Chile.- A presidente Michelle Bachelet apresenta o “Relatório de Desenvolvimento Humano 2015: Os Tempos da Politização”, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Buenos Aires.- Mulheres aborígines da Argentina protestam para reivindicar ao parlamento a aprovação de um projeto de lei pelo “bom viver” do grupo. (foto) (vídeo).

Bruxelas.- Entrevista coletiva com eurodeputados de Esquerda Unitária Europeia e o ex-banqueiro suíço Rudolf Elmer que entregou ao Wikileaks dados bancários de grandes clientes que supostamente enganaram o fisco de seus países.

Bruxelas.- O presidente de Iberdrola, Ignacio Galán, junto com os executivos-chefes das companhias GDF Suez, CEZ e GasTerra discursam no parlamento Europeu para apresentar as iniciativas e propostas do Grupo Magritte em matéria de política energética. (foto).

Bruxelas.- O comissário europeu de Assuntos Marítimos e de Pesca, Karmenu Vella, anuncia novas medidas contra a pesca ilegal.

Luxemburgo.- A agência comunitária de estatística Eurostat publica os dados dos déficit e as dívidas dos países-membros em 2014.

Riga.- Os ministros dos vinte e oito realizam um conselho informal de Emprego, Assuntos Sociais e Saúde.

Nova York.- O Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ, sigla em inglês), divulga lista dos dez países nos quais existem maiores níveis de censura.

Bogotá.- Abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que tem Macondo como convidado de honra. (foto) (vídeo).

Bruxelas.- O centro de estudos “Friends of Europe” organiza uma conferência com o chanceler do México, José Antonio Meade.

Guatemala.- O Escritório de Direitos Humanos do Arcebispado da Guatemala apresenta as atividades que se realizarão para comemorar o décimo sétimo aniversário da morte de monsenhor Gerardi.

Lisboa.- Realização, entre 21 e 22 de abril, das jornadas de linguística Hispânica com a participação de especialistas da Espanha, Estados Unidos, França, México, Polônia e Reino Unido.

Madri.- O Prêmio Cervantes 2014, o escritor Juan Goytisolo, depositará seu legado na Caixa das Letras da sede central do Instituto Cervantes em Madri.

Lisboa.- Inauguração da exposição fotográfica do Tejo Internacional e o Alqueva, organizada pelo governo de Extremadura.

Roma.- O Prefeitura de Roma inaugura a nova iluminação permanente para seus históricos foros, a cargo do diretor de fotografia italiano Vittorio Storaro, vencedor do Oscar, que participou de filmes como “Apocalypse Now” ou “Reds”. (vídeo). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.