Egito abre passagem de Rafah para permitir entrada a Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 26/05/2015 12h25

Gaza, 26 mai (EFE).- As autoridades egípcias abriram nesta terça-feira a passagem de Rafah, na fronteira com Gaza, para permitir o retorno à Faixa de palestinos que permanecem em seu território esperando a abertura há meses, informaram fontes oficiais.

A passagem estará aberta hoje e amanhã, quarta-feira, em uma única direção, disseram funcionários e testemunhas, o que permitirá o retorno de estudantes, doentes e viajantes em geral que estavam no Egito.

A última vez que o Cairo abriu sua fronteira com Gaza foi em março, fazendo com que a Faixa ficasse permanentemente fechada porque as outras fronteiras estão sob bloqueio israelense desde 2007.

O Egito permitiu o trânsito fronteiriço durante o breve governo do deposto presidente Mohammed Mursi mas, com a chegada ao poder de Abdelfata Al Sisi em 2013, voltou a fechá-la pela sintonia ideológica entre a Irmandade Muçulmana egípcia e o governo islamita do Hamas e por causa de uma série de atentados no Sinai.

A Corporação de Cruzamentos de Gaza, controlada pelo Hamas, se queixou em comunicado de que a reabertura unidirecional “não resolve as necessidades dos palestinos” e lembrou que há 15 mil pessoas em lista de espera para atravessar ao outro lado por razões de estudos, tratamento médico, necessidades humanitárias ou de negócios.

Em linha com esta postura, dezenas de estudantes universitários palestinos se manifestaram hoje para protestar porque não não podem atravessar para o outro lado e retornar a suas salas de aula. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.