EI mantém cercados 350 mil civis na cidade síria de Deir al Zur

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2015 07h49

Beirute, 5 mar (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) mantém cercados desde o começo do ano 350 mil civis em bairros sob controle do regime de Bashar al Assad na cidade de Deir al Zur, no nordeste da Síria, informou nesta quinta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os extremistas proibiram hoje a entrada de três caminhões com ajuda humanitária aos distritos de Al Yuret, Al Qusur e outros bairros menores, todos em mãos das autoridades.

O EI está impedindo o acesso de alimentos e de outros tipos de ajuda a essas áreas, e por isso os preços de produtos básicos, como o pão e o açúcar, dispararam.

Além disso, os remédios estão escasseando, sobretudo para o coração e pressão alta, alertou a ONG.

O regime está evitando o transporte de alimentos de regiões sob seu controle para áreas em poder do EI em Deir al Zur.

Segundo o Observatório, os extremistas estão, além disso, comprando grão de armazéns situados na entrada norte da cidade para depois vendê-lo para compradores iraquianos.

O EI proclamou um califado no final de junho no Iraque e na Síria, onde tomou áreas do norte e do centro de ambos os países.

No mês seguinte, assumiu o domínio de quase toda a província de Deir al Zur, na fronteira com o Iraque, exceto de alguns distritos de sua capital homônima e do aeroporto militar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.