EI toma controle de novas zonas no deserto central sírio

  • Por Agencia EFE
  • 25/05/2015 12h02

Beirute, 25 mai (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tomou nesta segunda-feira o controle de novas zonas no deserto central sírio, onde fica a província de Homs, fronteiriça com o Iraque, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os extremistas avançaram pela estrada que une a cidade monumental de Palmira, cujo controle foi tomado na quarta-feira, com Damasco e dominaram também uma mina de fosfato e imóveis adjacentes na área de Jinifis, também em Homs.

Os radicais iniciaram no último dia 13 uma ofensiva no leste de Homs, onde conquistaram Al Ameriya, Sujna e Palmira, assim como os campos de gás de Al Arak e Al HIl e a zona de Sauana, entre outros.

Além disso, os jihadistas têm em seu poder a passagem de Al Walid, também conhecida como Al Tanf, fronteiriça com a província iraquiana de Al-Anbar.

Há quatro dias, o Observatório apontou que o EI controlava já mais de 50% do território sírio, que equivale a 95 mil quilômetros quadrados, após os recentes avanços.

O grupo está presente em nove províncias sírias: Homs, Al Raqqah, Deir ez-Zor, Al Hasaka, Hama, Aleppo, Damasco, Rif Damasco e Sueida.

Os jihadistas dominam a maioria dos campos de gás do país, menos a jazida de Al Shaer, no leste de Homs e em mãos do regime, e o de Ramilan, que é controlado pelas Unidades de Proteção do Povo -milícias curdo sírias-, em Al Hasaka.

O EI proclamou no final de junho de 2014 um califado na Síria e Iraque.

Os extremistas conseguiram se expandir no território sírio apesar dos bombardeios da coalizão internacional, iniciados em 23 de setembro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.