El Salvador, Bolívia e Paraguai entram no Conselho de Direitos Humanos da ONU

  • Por Agencia EFE
  • 21/10/2014 18h18

Mario Villar.

Nações Unidas, 21 out (EFE).- El Salvador, Bolívia e Paraguai foram escolhidos oficialmente nesta terça-feira como novos membros do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU, ao receberem respaldo em votação na Assembleia Geral.

Os três países ocuparão por três anos os postos que Costa Rica, Chile e Peru deixarão no final do ano na organização, na qual o Grupo da América Latina e do Caribe (Grulac) conta com oito de um total de 47 assentos.

Junto com os membros escolhidos hoje, continuarão representando a região Brasil, Argentina e Venezuela, cujo mandato expira no próximo ano, e Cuba e México, que continuarão em seus postos até 2016.

A Costa Rica, que buscava a reeleição, ficou hoje fora ao obter 120 votos, contra 151 de El Salvador, 144 da Bolívia e 139 do Paraguai.

Em entrevista à Agência Efe, o vice-chanceler do Paraguai, Federico González, afirmou que seu país se sente “muito honrado” pela escolha e ressaltou o compromisso do governo de Horacio Cartes com a promoção dos direitos humanos e com o “grande desafio” que representa estar no CDH.

Durante seu mandato, o Paraguai pretende se abrir à comunidade internacional para que esta conheça o respeito aos direitos humanos em seu território, disse González após a votação.

No entanto, a Coordenadora de Direitos Humanos do Paraguai (Codehupy), que integra organizações da sociedade civil, declarou ontem, antes da eleição, que “o Estado paraguaio não reúne as condições necessárias para ser membro do CDH”.

O CDH, que reúne-se habitualmente na cidade de Genebra, na Suíça, é o órgão das Nações Unidas encarregado de promover e proteger os direitos humanos no mundo todo e de analisar as denúncias de violações. O órgão, criado em 2006 para substituir a antiga Comissão de Direitos Humanos da ONU, realiza sessões regulares três vezes por ano, mas pode convocar reuniões extraordinárias caso um terço de seus membros assim o solicitem. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.