Eleição no Uzbequistão começa sem incidentes e com vitória previsível

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 01h31

Moscou, 29 mar (EFE).- Os colégios eleitorais abriram neste domingo no Uzbequistão em um clima de normalidade e de ativa participação da população, que deverá escolher o próximo presidente do país, informou a Comissão Eleitoral Central (CEC) dessa antiga república soviética na Ásia Central.

Logo após a abertura dos colégios eleitorais, às 6h (local, 22h em Brasília), em muitos deles se formaram filas.

Pouco mais de 20 milhões de uzbeques estão convocados às urnas em uma eleição em que a vitória do atual chefe de Estado, Islam Karimov, no poder desde 1989, quando Uzbequistão ainda fazia parte da União Soviética, é dada como certa.

O líder do país centro-asiático, de 77 anos, tem três adversários: Jatmayon Ketmonov, do Partido Popular Democrático; Akmal Saidov, do Partido Nacional Democrático, e Narimom Umarov, do Partido Social-Democrata.

Na opinião da maioria dos analistas e de organizações de defesa dos direitos humanos, a presença dos candidatos rivais de Karimov nas cédulas não é mais do que uma formalidade que pretende conferir caráter de eleição à disputa.

Os mais de nove mil colégios eleitorais do país fecharão às 20h, e a apuração começará imediatamente.

Os cidadãos uzbques que estão no exterior – entre quatro e seis milhões, segundo estimativas – poderão exercer seu direito a voto em 44 colégios habilitados em representações diplomáticas uzbeques em 36 países.

A lei eleitoral uzbeque proíbe as pesquisas de boca de urna, e segundo a CEC os resultados preliminares serão divulgados na segunda-feira.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.