Eleições na Grécia transcorrem com normalidade, diz ministro Interior

  • Por Agencia EFE
  • 25/01/2015 08h48

Atenas, 25 jan (EFE).- O ministro grego do Interior interino, Mijalis Theojaridiss, afirmou neste domingo que as eleições na Grécia transcorrem sem incidentes e que os poucos que houve estão relacionados com o mau tempo.

“A votação começou às 7h local (3h, em Brasília) e se desenvolve sem problemas. Em poucas mesas de votação o início atrasou porque, por causa de mau tempo, os presidentes de mesa não tinham conseguido chegar a tempo. Tudo segue com normalidade”.

Em cinco mesas eleitorais da região montanhosa de Nafpaktia (Grécia ocidental), a neve tinha bloqueado as estradas e foi necessário abrir um caminho com máquinas para que as pessoas pudessem ir votar.

Em uma mesa eleitoral do sul de Creta, o presidente teve que ser levado de helicóptero, enquanto outra em Pserimosuna, em uma ilha do Dodecaneso perto da Turquia, o presidente da mesa foi levado em uma embarcação da guarda-costeira.

Cerca de dez milhões de gregos votam hoje em eleições parlamentares cruciais para o país, seguidas com muita atenção pelo resto da União Europeia (UE).

No total, 19.449 colégios eleitorais, que fecharão às 19h local (15h, em Brasília).

O voto é obrigatório na Grécia com duas exceções: as pessoas que têm mais de 70 anos e os que se encontram no exterior ou a uma distância superior a 200 quilômetros de seu colégio eleitoral. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.