Embaixador americano em Seul é atacado por homem armado com lâmina

  • Por Agencia EFE
  • 04/03/2015 22h12

Seul, 5 mar (EFE).- O embaixador dos Estados Unidos na Coreia do Sul, Mark Lippert, ficou ferido nesta quinta-feira (data local) após ser atacado por um homem que disse ser contra as manobras conjuntas que Washington e Seul começaram a realizar esta semana em território sul-coreano.

O suspeito, identificado como um homem de 55 anos de sobrenome Kim, cortou com uma lâmina o rosto e o punho do embaixador quando este chegava para dar uma conferência no centro de Seul, informou a agência de notícias “Yonhap”.

As imagens de televisão mostraram o embaixador ensanguentado na cabeça e no braço, embora não tenha sofrido nenhum corte profundo, segundo os meios de comunicação sul-coreanos.

Lippert, de 42 anos e no cargo desde o ano passado, foi transferido a um hospital próximo, enquanto o agressor foi detido imediatamente.

O suspeito gritou palavras de ordem contra as manobras militares Key Resolve e Foal Eagle que os exércitos dos EUA e Coreia do Sul começaram de maneira conjunta em território sul-coreano na segunda-feira passada, segundo a polícia.

A cada ano, os dois países aliados realizam simulações de resposta a um ataque da Coreia do Norte e manobras em terra, mar e ar.

Além disso, durante o ataque, Kim gritou em favor da reunificação das duas Coreias, segundo o canal de televisão local “YTN”.

Em julho de 2010, o suspeito já havia sido condenado por jogar um pedaço de cimento no embaixador do Japão em Seul, de acordo com a agência “Yonhap”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.