Embaixador espanhol volta à Venezuela “nas próximas horas”, segundo Margallo

  • Por Agencia EFE
  • 26/04/2015 07h56

Nova Délhi, 26 abr (EFE).- O ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, aceitou a mão estendida pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao chefe do governo, Mariano Rajoy, e anunciou que o embaixador espanhol em Caracas, Antonio Pérez Hernández, voltará “nas próximas horas” ao país.

García-Margallo fez estas declarações aos jornalistas em seu primeiro dia de visita oficial à Índia, depois que Maduro pediu a Rajoy que ambos se deem a mão na próxima Cúpula UE-América Latina para evitar “as lanças”.

“O normal é que o embaixador esteja em Caracas. Quando as circunstâncias são normais se atua com normalidade e portanto, com toda probabilidade, o embaixador voltará nas próximas horas”, assinalou o chefe da diplomacia espanhola depois que nesta quarta-feira fora chamado a consultas pela Espanha.

Neste sentido, García-Margallo destacou que esta decisão chega no momento em que está a ponto de acontecer a reunião entre a União Europeia (UE) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na qual a Espanha “tem que ter um papel protagonista”.

Deixou claro que desde o princípio o governo espanhol não foi partidário de continuar em uma “escalada” que não beneficiaria nem Venezuela nem Espanha, mas que também não estava disposto a tolerar “afrontas sérias que atentassem contra a dignidade nacional”.

O chanceler agradeceu aos “países amigos” por sua ajuda para contribuir para “melhorar o clima e dissipar maus entendidas” entre Espanha e Venezuela e, neste sentido, citou especialmente o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, e ao chanceler equatoriano, Ricardo Patiño. EFE

bal/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.