Embaixador Rubens Barbosa vê Cuba se aproximando do modelo da China

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2014 09h33
EFE Barack Obama cumprimenta Raúl Castro durante funeral de Nelson Mandela

Em entrevista ao Jornal da Manhã desta quinta-feira (18), o ex-embaixador do Brasil em Washington Rubens Barbosa avaliou a reaproximação histórica entre Estados Unidos e Cuba, anunciada na quarta.

“O modelo que Cuba vai seguir daqui para frente é o modelo da China”, acredita Barbosa. “Vai acontecer uma liberalização comercial e econômica com regime de mercado, mas controle firme do Partido Comunista.”

Para o representante brasileiro nos EUA de 1999 a 2004, a aproximação entre os dois países de ideologias opostas já se desenhava. “Cuba está cooperando com os EUA no combate às drogas, combate ao terrorismo e no combate ao ebola, o que foi muito bem visto na comunidade internacional”, exemplifica.

Outro evento que comprova a melhora na visão do mundo para com Cuba é a participação do país caribenho na próxima Cúpula das Américas, a ser realizada no Panamá em abril de 2015.

Para a área econômica, Barbosa, que hoje é presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Fiesp, vê possíveis dificuldades para o Brasil com a mudança diplomática internacional.

“Gradualmente as empresas americanas vão começar a comercializar com Cuba, o que aumenta a concorrência inclusive para o Brasil”, avaliou Rubens Barbosa. “Na área agrícola, eles vão ter uma situação melhor que as empresas brasileiras”, disse.

Confira no áudio acima a entrevista completa de Barbosa, com ele comentando inclusive a construção brasileira de um porto em Cuba.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.