Embarcação detecta pulsos sonoros que podem ser de caixa-preta de avião malaio

  • Por Agencia EFE
  • 05/04/2014 10h27

Pequim, 5 abr (EFE) – Uma embarcação chinesa detectou neste sábado (5) um sinal de pings (pulsos sonoros) que poderiam estar vinculados com o avião malaio desaparecido em 8 de março quando cobria a rota Kuala Lumpur-Pequim.

Um detector de caixas-pretas a bordo da embarcação Haixun 01 detectou o sinal, com uma frequência de 37,5 quilohertz por segundo, nas águas do sul do oceano Índico, informou a agência oficial chinesa “Xinhua”.

O sinal, que ainda não se sabe se está relacionado de fato com o avião de Malaysia Airlines, foi detectado a uma latitude de 25 graus sul e uma longitude de 101 graus leste, de acordo com a “Xinhua”.

Segundo o periódico oficial do Partido Comunista da China, a frequência detectada pelo Haixun 01 coincide com a mostra de sinal da caixa-preta que havia sido enviado pela companhia fabricante do avião, a americana Boeing.

A operação de busca do avião, que se acredita que caiu ao mar após ter acabado seu combustível, é a maior dessas características realizadas até o momento. Participam dela dez aviões militares, três civis e 11 navios de diversas nacionalidades. Juntou-se a eles nesta sexta-feira um submarino nuclear britânico.

A busca pela caixa-preta do avião adquiriu caráter premente, pois faltam apenas quatro dias para que acabem as baterias da aparelhagem e esta deixe de emitir sinais. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.