Empresas são investigadas por uso de informação privilegiada na Bolsa de NY

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2014 21h24

Nova York, 16 abr (EFE).- O procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, enviou as primeiras citações a empresas especializadas em operações financeiras de alta frequência dentro da investigação para determinar se estas se aproveitaram de informação privilegiada, disseram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes conhecedoras do caso.

A investigação iniciada nos Estados Unidos procura elucidar se alguns desses operadores da Bolsa de Valores de Nova York se aproveitam de informações privilegiadas para adiantar-se na bolsa a outros investidores.

Concretamente, a procuradoria busca detalhes sobre possíveis acordos secretos para obter este tipo de dados.

No início de abril, o secretário de Justiça, Eric Holder, confirmou que os Estados Unidos estavam investigando operadores especializados neste negócio.

Pouco antes, Schneiderman tinha pedido publicamente o fim das vantagens que os mercados financeiros oferecem aos operadores de alta frequência.

Estes operadores, graças a sistemas informáticos especiais e conexões ultrarrápidas, têm uma pequena vantagem de tempo, às vezes de milissegundos, mas suficiente para realizar operações “antes que o resto do mercado possa reagir”, explicou então o procurador.

Estas empresas estão também sob investigação do FBI (polícia federal americana) e da Comissão do Bolsa de Valores dos Estados Unidos (SEC). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.