Encerramento de ciclo de diálogo de paz da Colômbia é adiado para quinta

  • Por Agencia EFE
  • 30/05/2015 17h23

Havana, 30 mai (EFE).- Os grupos envolvidos nos diálogos de paz entre o governo colombiano e as Farc adiarão para a próxima quinta-feira o encerramento do atual ciclo de negociações, previsto para acontecer amanhã, com a intenção de “solucionar” o tópico ainda pendente referente as vítimas do conflito, informaram neste sábado à Agência Efe fontes ligadas ao processo.

Após a decisão, os negociadores farão o habitual intervalo que organizam a cada três dias de trabalho e na terça-feira iniciarão outro miniciclo que deverá ser concluído no dia 4, conforme confirmaram porta-vozes de ambas as delegações.

Uma fonte da equipe do governo detalhou que com esta decisão busca ganhar tempo para “solucionar” pontos pendentes no complexo tema das vítimas, que desde agosto do ano passado ocupa a agenda das conversas com sede permanente em Havana (Cuba). Por sua vez, um dos negociadores das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) informou que eles pretendem chegar a “alguns acordos mínimos” em torno desse assunto.

Mais cedo, dois guerrilheiros das Farc morreram em combates com o exército colombiano no município de Tumaco, departamento de Nariño. De acordo com fontes militares, os homens das Farc faziam parte da “Coluna Móvel Daniel Aldana”, unidade que na última semana realizou ataques e operações na cidade de Tumaco nos quais um policial morreu e seis ficaram feridos, segundo um comunicado do exército.

O ciclo 37 dos diálogos colombianos começou em 21 de maio e atravessou momentos difíceis após os últimos golpes militares contra a guerrilha e a posterior decisão das Farc de abandonar a trégua unilateral e indefinida que tinham declarado em dezembro.

No meio dos empecilhos provocados pela tensão na Colômbia, ambas as partes se manifestaram favoráveis a prosseguir os esforços por conseguir a paz e avançar nas medidas para diminuir o conflito.

Um dos gestos do governo para escorar o processo foi a nomeação de dois novos negociadores, a chanceler María Ángela Holguín e o empresário Gonzalo Restrepo, que chegaram na quinta-feira passada a Havana e ontem participaram da primeira reunião de trabalho com a mesa. María Ángela retornou à Colômbia ontem, no entanto Restrepo deverá viajar hoje a Bogotá, segundo fontes da equipe governamental.

O processo de paz entre o governo colombiano e as Farc começou em Cuba em novembro de 2012 e desde então alcançou acordos parciais nos temas da terra e desenvolvimento rural; participação política da guerrilha; e drogas e narcotráfico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.