Enfrentamento entre forças afegãs e talibãs deixa pelo menos 23 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 01/08/2014 10h04

Cabul, 1 ago (EFE).- Pelo menos 23 pessoas morreram, entre elas oito policiais locais e 15 insurgentes, e outras duas ficaram feridas em um enfrentamento entre Forças Armadas afegãs e talibãs no leste do Afeganistão, informaram nesta sexta-feira os meios de comunicação locais.

Os insurgentes atacaram vários postos policiais na zona de Pacheergram da província do Nuristão, perto do quartel-general da Polícia no distrito de Bargi Matal, o que originou um enfrentamento com forças afegãs que se prolongou entre ontem e hoje, disse uma fonte oficial à Agência “AIP”.

O governador da província, Hafiz Abdul Qayum, explicou que os dois feridos são policiais e assegurou que os talibãs não conseguiram destruir nenhum dos postos de controle atacados.

Um porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou à “AIP” que morreram dez policiais e vários ficaram feridos ou foram capturados pelos insurgentes.

O conflito afegão se encontra em um de seus momentos mais sangrentos desde a invasão dos Estados Unidos que propiciou a queda do regime talibã, há 13 anos.

As tropas internacionais começaram em 2011 a se retirar gradualmente do Afeganistão e a transferir por fases a competência da segurança ao Exército e Polícia afegãos.

A missão da Otan no país asiático, a Isaf, terminará no final deste ano, mas os Estados Unidos anunciaram que manterão cerca de 9,8 mil soldados no país até completar sua saída total no final de 2016. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.