Enquete aponta que Dilma lidera intenções de voto e venceria no 1° turno

  • Por Agencia EFE
  • 17/04/2014 21h04

São Paulo, 17 abr (EFE).- A vantagem da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas de intenções de voto para as eleições de outubro reduziu três pontos percentuais entre março e abril, mas ainda é suficiente para garantir a reeleição no primeiro turno, revelou nesta quinta-feira uma nova enquete.

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) apontou uma queda desde 40% em março até 37% em abril nas intenções de voto a favor da presidente, que ainda não anunciou se tentará a reeleição, mas que seus correligionários dão como certa.

A enquete, realizada com 2.002 pessoas em 140 municípios entre 10 e 14 de abril e com uma margem de erro de dois pontos percentuais, aponta a atual presidente como vencedora, sem necessidade de um segundo turno, nos dois mais prováveis cenários.

Para vencer no primeiro turno em 5 de outubro, o candidato necessita obter a metade, mais um dos votos válidos, ou mais que todos seus rivais juntos.

Atrás de Dilma, do Partido dos Trabalhadores (PT), está o senador opositor Aécio Neves, o mais provável candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), cuja intenções de voto subiu desde 12% em março até 13% em abril.

Em terceiro lugar está o ex-governador do estado de Pernambuco Eduardo Campos, já anunciado como candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que manteve os 6% que tinha em março.

Em um segundo cenário, com a ex-senadora Marina Silva no lugar de Campos como candidata do PSB, Dilma mantém 37%, Neves 14% e a ex-ministra de Meio Ambiente, terceira nas eleições de 2010 com quase vinte milhões de votos, alcançaria 10%.

No entanto, Campos e Silva anunciaram nesta semana o ex-governador como aspirante à presidência e a ex-ministra em qualidade de vice-presidente.

Segundo o IBOPE, a pesquisa tem um nível de confiança de 95% e foi registrada perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.