Equipe malaia viajará para Maldivas para ver se objeto achado é do MH370

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2015 11h37

Bangcoc, 10 ago (EFE).- Uma equipe de especialistas da Malásia viajará à República das Maldivas para examinar o objeto achado nesse país do Oceano Índico e determinar se pertence ao avião malaio que desapareceu em 2014 com 239 pessoas, anunciaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

O ministro de Transporte da Malásia, Liow Tiong Lai, explicou em uma comunicado que recebeu a notificação oficial da autoridade civil das Maldivas e avançou que ainda era prematuro especular.

Liow disse que o primeiro passo é determinar se o objeto pertence a um avião comercial- um painel de 2,4 metros de comprimento por 60 centímetros de largura -, segundo as medidas que oferecidas pelo jornal local “The Star”.

Um Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, com número de voo MH370, decolou de Kuala Lumpur em 8 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo e destino Pequim, mas desapareceu passados 40 minutos depois que alguém apagou os sistemas de comunicação.

A investigação internacional que foi organizada para localizá-lo acredita que o avião mudou de rumo e caiu por falta de combustível em uma remota área marinha do sul do Índico.

Até agora não havia nenhuma prova física que apoiasse a hipótese até o final de julho, quando foi encontrado um aerofólio na ilha francesa da Reunião, situada ao leste de Madagascar e em uma parte do Índico onde não foi rastreada.

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, anunciou em 5 de agosto que o aerofólio pertence ao MH370 desaparecido.

Enquanto as autoridades francesas buscam mais restos na ilha da Reunião, uma equipe de especialistas com navios e submarinos revistou uma área de 60 mil quilômetros quadrados no Índico onde calculam que caiu o avião e deve estar o corpo principal do aparelho com as caixas-pretas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.