Escócia aprova proposta de novo referendo de separação do Reino Unido

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/03/2017 13h57
EFE Nicola Sturgeon

Parlamentares escoceses decidiram nesta terça-feira, por 69 votos a favor e 59 contrários, que vão buscar um novo referendo de independência do Reino Unido a ser realizado em até dois anos.

A decisão acontece às vésperas de o governo britânico invocar o Artigo 50 do tratado de Lisboa, que inicia formalmente as negociações para a separação do Reino Unido da União Europeia. Segundo a primeira-ministra, Nicola Sturgeon, os escoceses precisam receber a chance de votar antes de o Brexit ser completado.

“O futuro da Escócia precisa estar nas mãos dos escoceses”, afirmou Sturgeon antes da votação no Parlamento.

Em 2014, eleitores escoceses rejeitaram a proposta de separação do Reino Unido feita pelo mesmo partido de Sturgeon. No entanto, a premiê acredita que a situação mudou bastante – a permanência na UE foi um dos pontos mais importante na escolha escocesa em dizer não à separação. 

Anteriormente, a primeira-ministra britânica, Theresa May, havia indicado que não aceitaria o cronograma estabelecido pelos escoceses. “Agora não é a hora”, resumiu. O Parlamento britânico precisa aprovar a proposta de referendo para que ele seja legalmente vinculativo. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.