Espanha e Portugal protestam contra declarações do primeiro-ministro grego

  • Por Agencia EFE
  • 28/02/2015 18h11

Madri, 28 fev (EFE).- Espanha e Portugal enviaram um comunicado à presidência da Comissão Europeia e à do Conselho Europeu em protesto contra as declarações feitas sobre o Eurogrupo pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

Fontes do Executivo espanhol anunciaram a tomada da medida neste sábado, depois de Alexis Tsipras defender em Atenas para o comitê central de seu partido, Syriza, o compromisso alcançado com o Eurogrupo, reunião na qual afirmou que as forças conservadoras europeias “minaram” cada passo rumo a um acordo para evitar que o exemplo grego fizesse escola em Espanha e Portugal.

Fontes do Ministério da Economia disseram hoje que “o governo espanhol promoveu o acordo com a Grécia desde a flexibilidade, a solidariedade e o respeito às regras que mantivemos sempre”.

“A Espanha avalia de maneira primordial a estabilidade do euro como um ativo essencial para o bem-estar dos cidadãos, dentro de uma comunidade de interesses e de respeito aos acordos que nos demos entre todos”, afirmaram.

O secretário de Estado para a União Europeia, Íñigo Méndez de Vigo, respondeu a Tsipras que os problemas de seu país “não se resolvem com declarações, mas com reformas”.

Méndez de Vigo disse à Agência Efe que a “Espanha não é adversária de ninguém, mas ao contrário: é solidária com o povo grego, como demonstrou comprometendo 26 bilhões de euros em um momento muito difícil para a economia de nosso país em plena recessão”.

“Portanto, o que pedimos ao novo governo grego é responsabilidade, porque achamos que os problemas da Grécia não se resolvem com declarações, mas com reformas, e isso é o que esperamos que o novo Executivo grego faça”, acrescentou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.