Espanha recorrerá contra candidatura de Puigdemont à presidência da Catalunha

  • Por Agência EFE
  • 25/01/2018 12h26
EFE/Ruben Moreno Garcia A coalizão liderada por Puigdemont (Junts per Catalunya) chegou a propor que seja eleito pelo parlamento catalão à distância, ou seja, por teleconferência

O governo da Espanha anunciou nesta quinta-feira que recorrerá no Tribunal Constitucional contra a decisão de que o independentista Carles Puigdemont seja candidato a ser empossado como chefe do governo regional da Catalunha, uma vez que permanece na Bélgica foragido da Justiça espanhola.

O presidente do parlamento da Catalunha, Roger Torrent, propôs no dia 22 de janeiro que Puigdemont seja o candidato, após as eleições regionais de 21 de dezembro do ano passado, ainda que a câmara não tenha definido ainda a maneira como tomaria posse do cargo.

O chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, pediu nesta quinta um relatório ao Conselho de Estado (máximo órgão consultivo) com o fim de impugnar a decisão de Torrent de indicar Puigdemont.

A coalizão liderada por Puigdemont (Junts per Catalunya) chegou a propor que seja eleito pelo parlamento catalão à distância, ou seja, por teleconferência.

O Executivo espanhol destituiu Puigdemont como presidente da Catalunha, junto com todo seu governo, no dia 27 de outubro do ano passado por promover um processo independentista nessa região espanhola.

Agora, ele e todos os membros do seu gabinete são investigados por rebelião e outros delitos.

Quatro deles permanecem também foragidos na Bélgica, dois cumprem prisão preventiva na Espanha e os demais estão em liberdade condicional.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.