Espionagem alemã diz que separatistas pró-Rússia derrubaram avião malaio

  • Por Agencia EFE
  • 19/10/2014 17h37

Berlim, 19 out (EFE).- Investigações do serviço de espionagem da Alemanha consideraram que o avião MH17 com 298 passageiros a bordo que caiu em julho no leste da Ucrânia foi derrubado por separatistas pró-Rússia, segundo informações divulgadas neste domingo pelo jornal “Der Spiegel”.

A informação foi passada pelo chefe dos serviços de inteligência BND – um dos departamentos de espionagem alemães -, Gerhard Schindler, à comissão de sigilos oficiais do parlamento.

De acordo com a fonte, os separatistas utilizaram um sistema de defesa antiaéreo de fabricação russa do tipo “Buk”, que antigamente pertencia a uma base ucraniana.

Com esse equipamento, dispararam em 17 de julho o míssil que derrubou o avião com 298 pessoas a bordo, a maioria passageiros holandeses.

O motivo da acidente aéreo continua sendo um mistério, com versões contraditórias, enquanto a própria comissão investigadora criada na Holanda para esclarecer o caso evitou até agora concretizar responsabilidades.

A versão do BND se baseia em gravações via satélite segundo as quais o departamento de Schindler chegou à conclusão que a autoria corresponde aos separatistas pró-Rússia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.