Estado Islâmico sequestra 78 pessoas em duas cidades do norte do Iraque

  • Por Agência EFE
  • 31/01/2015 11h29

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) sequestrou neste sábado 78 pessoas, 15 trabalhadores de uma companhia estatal de petróleo em Kirkuk e 63 trabalhadores rurais de Tikrit, no norte do Iraque, informaram fontes oficiais.

Uma fonte da polícia iraquiana afirmou à Agência Efe que combatentes do EI que atacaram ontem Kirkuk ocuparam por várias horas um campo de petróleo administrado pela companhia North Oil Company (NOC), situado a 25 quilômetros ao sudeste da cidade.

Os 15 trabalhadores não foram encontrados quando as tropas peshmergas, da região autônoma do Curdistão, retomaram o controle do local.

Além disso, os extremistas sequestraram 63 trabalhadores rurais, a maior parte deles do clã tribal Al Jarb, no oeste de Tikrit, capital da província de Saladino.

O EI aproveitou o mau tempo no norte do Iraque ontem para lançar uma ampla ofensiva contra a cidade de Kirkuk, contida pelas forças curdas. Os peshmergas recuperaram, depois de várias horas, as zonas que tinham sido controladas pelos jihadistas.

Os confrontos deixaram dezenas de mortos entre os integrantes do EI. Oito soldados curdos, incluindo um general, morreram nos enfrentamentos. Outros 50 ficaram feridos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.