Estado Islâmico volta a impor bloqueio à refinaria iraquiana de Biji

  • Por Agencia EFE
  • 21/12/2014 10h09

Bagdá, 21 dez (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) voltou neste domingo a cercar a refinaria iraquiana de Biji, na província de Saladino, após duros enfrentamentos com o exército, que tinha recuperado seu controle em 19 de novembro.

Uma fonte da polícia do Iraque informou à Agência Efe que o EI lançou uma ampla ofensiva ontem à noite contra várias partes da principal rodovia que atravessa o centro de Biji, a 40 quilômetros ao norte de Tikrit, capital de Saladino.

Após intensos enfrentamentos com as forças iraquianas, o EI conseguiu assumir o controle de cinco quilômetros da estrada, da região da mesquita do Fatah até a estação de Al Kuzban al Ramlia, acrescentou a fonte.

Desta forma, os combatentes do EI cercaram as forças iraquianas que controlavam os arredores da refinaria.

As forças iraquianas e os voluntários desdobrados ao longo da via se retiraram diante da intensidade da ofensiva lançada pelo flanco norte e sul, por meio das localidades de Al Mazra e Al Maleha.

Após recuperar o controle desta zonas, os jihadistas começaram a colocar explosivos na estrada, no centro da cidade e em vários edifícios.

Além disso, segundo a mesma fonte, os integrantes do EI lançaram dois obuses de morteiro contra a refinaria, o que causou danos materiais na usina.

O governador de Saladino, Raed al Jabouri, pediu ontem à noite a intervenção do governo central para salvar Biji da “grande ofensiva lançada contra a cidade”.

Em comunicado, Al Jabouri reconheceu que as forças iraquianas se encontram em uma situação crítica devido à falta de equipamento.

Desde que o exército regular recuperou Biji, foram registrados choques esporádicos entre as forças iraquianas e o EI, que tentava recuperar o controle da estrada principal, por onde são levados soldados e provisões.

Uma fonte militar disse à Efe que os militares iraquianos começaram a enviar reforços para a base Spiker, a 10 quilômetros ao norte de Tikrit, para preparar uma ofensiva que poderia começar em no meio da semana.

O objetivo desta ofensiva, segundo a fonte, é continuar a luta contra o EI e recuperar Biji e seus arredores.

Em 19 de novembro, o exército iraquiano anunciou que tinha matado mais de 900 jihadistas em 31 dias, durante a ofensiva com a qual conseguiu acabar com o bloqueio do EI à refinaria de Biji, a maior do país.

As forças iraquianas entraram na refinaria após romper o cerco imposto pelos jihadistas ao redor da usina.

A refinaria de Biji é a maior do Iraque e produz 250 mil barris de petróleo por dia, embora suas atividades tenham sido suspensas em 10 de junho, após o avanço dos jihadistas na região. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.