EUA condenam “brutal ataque” do governo sírio na cidade de Homs

  • Por Agencia EFE
  • 18/04/2014 16h05

Washington, 18 abr (EFE).- Os Estados Unidos condenaram nesta sexta-feira o fato do governo do presidente sírio Bashar Al-Assad ter “quebrado a cessação das hostilidades” e seu “brutal ataque” contra os habitantes da cidade de Homs, onde nesta semana o regime e a oposição abandonaram as negociações e retomaram os combates.

“Os Estados Unidos estão profundamente preocupados pela situação extremamente trágica em Homs, o último local onde o regime de Assad ataca sua própria população. Condenamos energicamente a ruptura por parte do regime da cessação de hostilidades e seu brutal ataque contra os residentes da Cidade Antiga de Homs”, disse hoje o porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

Em sua entrevista coletiva diária, a porta-voz reiteriou que os “bombardeios do regime e o cerco da cidade são um exemplo desprezível de seu enfoque para a batalha baseado em matar de fome e buscar a rendição”.

“Pedimos ao regime que ponha fim a seus ataques” e permita “a entrega de ajuda humanitária. Como o Conselho de Segurança da ONU deixou claro, o mundo está unido e insistindo para que o regime facilite o acesso imediato e sem impedimentos aos organismos humanitários da ONU e pare com os assédios”, ressaltou o diplomata.

Psaki disse que a situação em Homs está demonstrando que o governo de Assad “não só não cumpriu com os requisitos da resolução do Conselho de Segurança” sobre o conflito, mas além disso “está aumentando intencionalmente o desespero do povo sírio em seu esforço total por manter seu poder pessoal”.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou em fevereiro uma resolução sobre a situação humanitária na Síria, que tinha como um de seus pontos chave o fim dos combates em áreas com grande concentração de civis.

Um mês depois, no final de março, as Nações Unidas denunciaram que a resolução estava sendo descumprida, pois continuavam os choques em grande parte do país e o acesso da população à ajuda humanitária seguia sendo muito difícil.

As tropas governamentais sírias e suas milícias afins conseguiram nos últimos dias novos avanços nessa cidade, onde mantiveram duros choques com os grupos rebeldes.

Até pouco antes houve conversas entre as autoridades sírias por um lado e a população civil e os grupos rebeldes apanhados na parte antiga de Homs por outro, que pareciam levar a um princípio de acordo, depois frustrado.

Mais de 150 mil pessoas perderam a vida desde o início do conflito no território sírio em março de 2011, segundo os últimos números divulgadas pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.