EUA confirmam mortes de “vários líderes” do EI em ataques da coalizão

  • Por Agencia EFE
  • 18/12/2014 21h47

Washington, 18 dez (EFE).- Os Estados Unidos informaram nesta quinta-feira que “vários líderes” do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que opera no Iraque e Síria, morreram desde meados de novembro nos ataques aéreos realizados pela coalizão internacional.

“Desde meados de novembro, os ataques aéreos da coalizão atingiram com sucesso vários líderes de nível médio e superior do Estado Islâmico”, declarou o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, que não revelou suas identidades.

Segundo a emissora “CNN”, se trataria de Haji Mutazz, o número dois do líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, no Iraque; Abd al Basit, seu chefe militar neste país, e Radwan Talib, seu emir em Mossul, a segunda maior cidade do país, depois da capital Bagdá.

“A perda destes líderes é fundamental para degradar a capacidade de EI”, indicou Kirby.

Os Estados Unidos lideram uma coalizão internacional composta por 60 países para erradicar o grupo jihadista Estado Islâmico, que proclamou no último mês de junho um “califado islâmico” que abrange desde a província síria de Aleppo até a iraquiano de Diyala.

O presidente dos EUA, Barack Obama, autorizou no último mês de novembro o envio adicional de até 1.500 militares ao Iraque como parte da estratégia para combater o grupo jihadista.

O contingente adicional, que elevará os soldados americanos em território iraquiano até 3.000 integrantes, não desempenhará um papel de combate, mas treinará, assessorará e ajudará o exército do Iraque, incluindo as tropas curdas, em sua campanha para fazer frente ao EI. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.