EUA criticam movimentos de Pequim no Mar da China Meridional

  • Por Agencia EFE
  • 30/05/2015 03h04

Bangcoc, 30 mar (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, criticou neste sábado as autoridades de Pequim pela construção de ilhas artificiais no Mar da China Meridional, uma região onde existe uma disputa entre vários países.

“A China recuperou mais de 2 mil acres de terra, mas que todos os outros reclamantes combinados, e o fez em apenas 18 meses. Não está claro até onde a China quer chegar”, disse Carter em seu discurso durante a conferência de segurança Shangri-La Dialogue, que acontece entre hoje e segunda-feira em Cingapura.

“Transformar os sedimentos submarinos em um campo de pouso não lhe outorgam direitos soberanos, nem permissões para restringir o tráfego aéreo ou marítimo”, opinou Carter, em declarações recolhidas pelo jornal “The Straits Times”.

Nas últimas semanas, as tensões nesse conflito se renovaram devido à decisão dos EUA – país que mostrou seu apoio a Filipinas e Vietnã em suas disputas com a China – de realizar missões aéreas e navais de vigilância na região, o que produziu mal-estar em Pequim.

Segundo o secretário de Defesa, os EUA estão “profundamente preocupados” com a crescente atividade militar na região, pois ela pode representar o “risco de um erro de cálculo” e fazer explodir um conflito na região.

Essas declarações chegam depois que o Pentágono confirmou ontem que a China conta com duas fragatas de artilharia que patrulham as águas dos territórios em disputa.

O porta-voz chinês na reunião, Zhao Xiaozhuo, comentou que as informações dos Estados Unidos são “infundadas e pouco construtivas” e defendeu as ações de seu país ao qualificá-las de “razoáveis e justificadas”.

China, Taiwan e Vietnã disputam a soberania das ilhas Paracel, onde Pequim fundou uma pequena população há dois anos e, no ano passado, instalou em águas próximas uma plataforma petrolífera que gerou uma forte reação do governo vietnamita.

Brunei, China, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã reivindicam, total ou parcialmente, a soberania das ilhas Spratly, outro arquipélago do Mar da China Meridional rico em petróleo e gás.

Além disso, o banco de areia de Scarborough, um lugar propício para a pesca, é fonte habitual de tensão ente China e Filipinas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.