EUA e Rússia chegam a acordo sobre cessar-fogo em Aleppo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 04/05/2016 16h04
Hospital al-Dabit após ataques em Aleppo. 03/05/2016 SANA/Handout via REUTERS SANA/Handout via REUTERS - 03/05/2016 Hospital al-Dabit após ataques em Aleppo

Autoridades norte-americanas disseram que Washington concordou com Moscou para expandir o acordo de cessar-fogo para a cidade de Aleppo, onde a violência aumentou muito nos últimos dias. Espera-se que um anúncio oficial seja feito ainda nesta quarta-feira. 

Os funcionários, que falaram sob condição de anonimato, disseram que o acordo foi feito na terça-feira e entrou em vigor nesta quarta-feira. As autoridades também relataram que já perceberam uma queda na violência depois disso, mas reconhecem que violações continuam presentes em algumas áreas. O acordo na cidade de Alepo acontece após a reafirmação de trégua nos subúrbios de Damasco e na província costeira de Latakia. 

Segundo o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, a alternativa de cessar-fogo em Aleppo é “catastrófica”, porque aumenta de possibilidade de 400 mil pessoas se moverem em direção à fronteira da Turquia. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.