EUA estudam incluir Coreia do Norte em lista de patrocinadores do terrorismo

  • Por Agencia EFE
  • 21/12/2014 14h48

Washington, 21 dez (EFE).- Depois de responsabilizar o governo norte-coreano pelo ciberataque contra a Sony Pictures, os Estados Unidos estudam se voltarão a incluir a Coreia do Norte na lista de países patrocinadores do terrorismo, de acordo com o presidente Barack Obama em entrevista transmitida neste domingo pela “CNN”.

“Faremos uma análise através de um processo que já está em andamento”, disse ao programa “State of the Union”.

O presidente americano explicou que este é um processo sistematizado que analisa as ações dos países e com base nesses episódios.

A Coreia do Norte, que costumava fazer parte da lista elaborada pelo Departamento de Estado americano, foi retirada em 2008 como parte de um acordo para que o país abandone seu programa nuclear.

Os Estados Unidos acusam a Coreia do Norte de estar por trás de um ciberataque à Sony Pictures, que levou ao cancelamento da estreia do filme “A Entrevista”, uma comédia sobre um complô fictício da CIA para assassinar o líder norte-coreano Kim Jong-un.

A Coreia do Norte negou as acusações e pediu para que os EUA realizem uma investigação conjunta, embora o governo americano mantanha a postura e alerte que “responderá proporcionalmente” ao ataque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.