EUA fretam avião com 70 especialistas em catástrofes para ajudar o Nepal

  • Por EFE
  • 26/04/2015 17h03

Um avião militar dos Estados Unidos com 70 membros de várias equipes de ajuda em catástrofes decolou na manhã deste domingo da base aérea de Dover (Delaware) com destino ao Nepal para auxiliar nos trabalhos de resgate e atendimento a vítimas do terremoto de sábado.

O porta-voz do Pentágono, o coronel Steve Warren, detalhou que entre os passageiros estão membros da equipe de resposta a desastres da Agência de Cooperação dos EUA (USAID) e uma equipe de resgate do estado da Virgínia, assim como 45 toneladas de carga de primeiros socorros.

A expectativa é que o voo aterrisse amanhã em Katmandu, capital do Nepal, e que o custo inicial da operação chegue a US$ 700.000.

Fontes do Pentágono também indicaram que 26 membros do Departamento de Defesa e um avião de transporte de tropas para realizar exercícios se encontravam no Nepal quando aconteceu o sismo, mas nenhum militar ficou ferido.

O governo americano anunciou ontem o envio imediato de uma equipe de especialistas em resposta a catástrofes e a doação inicial de US$ 1 milhão em ajuda para responder às primeiras carências após o terremoto.

O terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter que arrasou o Nepal deixou, por enquanto, mais de 2.300 mortos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.